CSEI divulga levantamento da área irrigada

CSEI divulga levantamento da área irrigada

Segundo considerações do presidente da Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação da ABIMAQ, Marcio A. S. dos Santos, os números colhidos “representam volumes fabricados, refletem a produção da indústria em unidades fabricadas e comercializadas (declaração dos fabricantes). Ele salienta que “em seu formato original estes dados reunidos já demandam generalizações (qual o tamanho médio do pivô, qual a potência média das bombas e para uma determinada área com irrigação localizada, qual o comprimento médio da tubulação do carretel e qual a potência, entre outras)”. Marcio explica que a “inferência de área é feita a partir das características técnicas intrínsecas dos equipamentos e também o uso (potencial de uso, uso médio e uso específico) com objetivo de criar referências a partir de dados técnicos.”. Ressalta ainda “que existe uma taxa de renovação de equipamentos que deve ser considerada na estatística, entre outras peculiaridades. Os números da Abimaq não pretendem ser a referência sobre a expansão da área irrigada no Brasil pois não temos controle sobre uso e manejo a que são submetidos”. E continua, “observadas as limitações, tendo em vista que são dados que guardam a periodicidade e critério, os dados expressam em boa medi- Ref.:

Atualização da área irrigada no Brasil Prezados senhores: No intuito de contribuir com informações e assim colaborar com o trabalho de todos os envolvidos com a agricultura irrigada no Brasil, reunimos dados dos fabricantes de sistemas de irrigação associados à Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação – CSEI, da ABIMAQ, e levantamos a estimativa da área irrigada de 2000 a 2015 agrupados por tipo de sistema. Estes números foram adicionados aos dados até 1999 divulgados pelo Profº Demétrios Christofidis da Universidade Nacional de Brasília – UNB, resultando na tabela abaixo:

grafico1

Ref.: Atualização da área irrigada no Brasil Prezados senhores: No intuito de contribuir com informações e assim colaborar com o trabalho de todos os envolvidos com a agricultura irrigada no Brasil, reunimos dados dos fabricantes de sistemas de irrigação associados à Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação – CSEI, da ABIMAQ, e levantamos a estimativa da área irrigada de 2000 a 2015 agrupados por tipo de sistema. Estes números foram adicionados aos dados até 1999 divulgados pelo Profº Demétrios Christofidis da Universidade Nacional de Brasília – UNB, resultando na tabela abaixo: histórico até 1999.

grafico2