Irrigation Show 2014, EUA: O que é novo em tecnologia de irrigação?

Irrigation Show 2014, EUA: O que é novo em tecnologia de irrigação?

Durante a recente feira Irrigation Show 2014, realizada em Phoenix, Arizona (EUA), uma tendência muito interessante emergiu: as grandes empresas de pivôs cruzaram a fronteira e lançaram produtos para o mercado de gotejamento e irrigação localizada. As duas maiores empresas americanas de pivôs, Valmont e Lindsay, apresentaram novos produtos na feira e ambos são orientados para o mercado de irrigação localizada: um tubo poroso para irrigação subsuperficial (Valmont) e um controlador de irrigação sem fio que pode ser usado tanto com pivôs ou gotejamento (Lindsay). É este o início de uma nova era no mercado de i rrigação? O futuro dirá, mas uma coisa é clara: as grandes empresas de pivôs têm sido muito rentáveis durante a última década e possuem capacidade financeira e habilidade técnica para expandirem-se para outras áreas do mercado de irrigação.
O prêmio “New Product Contest” do ano foi dado a Lindsay (EUA) e ao seu multicontrolador que pode ser usado tanto em pivôs como em sistemas de irrigação localizada. MULTI-CONTROL é uma atualização ao FieldNET, que fornece aos produtores um controlador 4 em 1 para todo o seu sistema de irrigação, incluindo manejo e controle de bombas e válvulas, fertilizantes e injetores químicos, retrolavagem de filtros e planos de proteção de geada. ” O controlador de irrigação do FieldNET é o primeiro da indústria”, diz Reece Andrews, novo gerente de produtos de tecnologia da Lindsay. “Você pode facilmente controlar todo o seu sistema de qualquer lugar com uma conexão de Internet usando o aplicativo FieldNET para smartphones ou tablets ou navegador de internet em vez de tentar decifrar e usar as interfaces limitantes dos controladores de irrigação tradicionais.” No gerenciamento sem fio da irrigação localizada o FieldNet pode ser usado para detectar um problema, como vazamento ou linhas obstruídas, e alertar os operadores para tomarem as medidas adequadas.
Valmont lança Root Demand Irrigation
A Valmont lançou um produto muito inovador: Root Demand Irrigação (RDI). O produto foi criado com base no processo de exsudação do crescimento natural das plantas. A peça central do RDI é uma série de tubos de superfície porosa posicionados abaixo da zona radicular. O RDI detecta a introdução de exsudatos e fornece água onde e quando for necessário. Ao contrário de outros produtos de irrigação subsuperficial, o RDI é poroso ao longo de todo o comprimento do tubo.
O produto esta baseado em um acordo de cooperação entre Valmont e DuPont, que fornece o m aterial d a fi ta. E nsaios foram conduzidos por diversas instituições de pesquisa independentes, principalmente em culturas extensivas. De acordo com fontes da Valmont, o foco inicial será comercializar este produto como um complemento aos sistemas de pivô, irrigando aquelas áreas que são difíceis de alcançar com pivôs.

JAIN abraça sistemas de irrigação de precisão
A Jain USA participou do “Concurso de Novos Produtos” com duas novidades direcionadas para lançar uma nova era em seu portfolio: a irrigação de taxa variável.
O Jain Cyclic Flow System® é uma nova geração de irrigação com taxa variável que permite aplicar qualquer vazão em um setor do campo e alterá-lo para atender às várias culturas, solos, nutrientes e condições climáticas. O outro produto é o aspersor com controle de fluxo J ain G eneSys. E ste aspersor pode ser programado sem fio para ajustar o diâmetro de alcance e a vazão de cada aspersor dentro de um grupo de até 500 unidades simultaneamente. O ajuste do diâmetro de alcance e da vazão do bocal são controlados pelo tempo de rotação e pela energia gerada pela rotação do próprio aspersor.
Muitos outros produtos novos
O “Concurso de Novos Produtos” sempre atrai novidades de todo o mundo.
A I ACO ( Washington, EUA) lançou sua linha de produtos Boombacks. As diferentes linhas de pendurais são direcionados para melhorar o desempenho dos aspersores dos pivôs.
Sentek (Austrália) apresentou o seu Drill and Drop, sonda encapsulada de umidade do solo, salinidade e temperatura. Seu formato afilado permite a instalação extremamente rápida e de alta qualidade na maioria dos tipos de solo.
Da Nova Zelândia, a Aquaflex sensores de umidade do solo, apresentou seu novo sensor Aquaflex II Universal. É uma fita flexível com 3 metros de comprimento que pode medir a umidade do solo.
A Netafim apresentou seu novo PolyNet ™ tubo de polietileno flexível. Ele reduz o custo total por hectare em relação ao layflat.
NOVO PAVILHÃO: Coleta de água da chuva
Talvez uma das maiores novidades foi um “pavilhão” totalmente dedicado para a nascente indústria de sistemas de captação de águas pluviais. Vários produtos foram destacadas, desde projetos completos, “turn key”, a sistemas de coleta simples. No centro desta indústria esta a American Rainwater Catchment Systems Association (ARCSA), que produz manuais, organiza workshops e conferências e desenvolve padrões e códigos. A indústria está crescendo fortemente e sem dúvidas mais empresas vão voltar no próximo ano, quando a Irrigation Show 2015 será realizada em Long Beach, Califórnia, de 09 a 13 de novembro/15

Por Patricio Trebilcock – Editor da Revista New Ag International