Panorama de um ano atípico? Ou início de uma mudança climática.

Panorama de um ano atípico? Ou início de uma mudança climática.

Tivemos um ano anômalo no que diz respeito ao clima. Fenômenos extremos como seca em uma região, chuvas fortes em outras, aumento das temperaturas fizeram de 2014 um ano de insegurança para a agropecuária, mesmo para os irrigantes que normalmente estão amparados em relação à falta de chuvas. Desta vez faltou água para a irrigação. Em algumas regiões a escassez de água afeta lavouras perenes irrigadas, como as de café e de frutas que não receberam água suficiente.
Uma matéria feita pela Folha de São Paulo, no início de novembro, aponta que, pelo menos 133 municípios da região Sudeste, foram severamente atingidos pela escassez de água. Uma região com cerca de 27, 6 milhões de habitantes e que representa cerca de 23% do PIB brasileiro.
Alguns especialistas alegam que não há uma grande redução no volume das chuvas, o que há é má distribuição e isso “altera o ciclo ecológico e o balanço hídrico”, disse o pesquisador da Embrapa Eduardo Delgado Assad. O Pesquisador complementou que essa seca assustadora pode ser um evento mais rotineiro, assim como as chuvas intensas em outras regiões. Quer dizer, o país está mais vulnerável aos fenômenos extremos.

Leia na íntegra na edição 39 da Irrigazine.