A unificação de irrigação

A unificação de irrigação

Há 03 “Universos” que dificilmente se comunicam, presos em suas propostas e características particulares, inclusive a “fogueira das vaidades” – comum a todos nós, humanos -, sendo estes a Pesquisa, Academia e a “Vida Real”.
Os 02 primeiros se esmeram, através de seus agentes, de competência e comprometimento a toda prova, em produzir ciência, tecnologia e soluções, porém não conseguem contato, ou no mínimo, sensibilizar os agentes da “Vida Real” pela sua utilização, o que resulta em milhares de trabalhos, teses, etc., empoeirados e, com o tempo, esquecidos, sem produzir resultado prático algum.
Assim, os entes da “Vida Real” têm de ter em mãos tecnologias de fácil aplicabilidade, desprovidas de complicações desnecessárias, advindas dos outros 02 “Universos”, afinal, qualquer melhoria, por menor que seja, é melhor do que nenhuma! A aplicação de técnicas para economia e racionalização do uso da água seria a melhor das armas.

As diversas instituições à irrigação vinculadas devem buscar sinergia para o desenvolvimento de nossa atividade, sem porém abrirem mão de seus interesses próprios e nem da natureza a estas conferidas. Um exemplo será a celebração, durante a 1ª FIIB, do Termo de Cooperação que entre a ABID – Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem -, tão bem ressuscitada e dirigida pelo Dr. Helvécio Mattana Saturnino, um “gigante” na irrigação nacional, e o Instituto INOVAGRI, encabeçado pelo Dr. Sílvio Carlos Vieira Lima, instituição que vem se destacando há alguns anos com a realização de eventos internacionais de altíssimo gabarito, bem como no recebimento de prêmios internacionais e na ministração de cursos pelo Brasil afora. Neste Termo, deverá ser firmada a unicidade dos eventos INOVAGRI MEETING E CONIRD, mantendo-se suas características originais, e a sua realização em uma única data e local, fortalecendo a irrigação e evitando a dispersão dos participantes em função da escolha em qual deles participar.

Eventos Móveis
Outra grata novidade foi a criação da FIIB, 1ª Feira Internacional da irrigação do Brasil, que congregará as maiores autoridades no assunto, e deverá se aliar, em calendário, aos Congressos citados, que possuem caráter móvel em uma das versões (CONIRD), apesar de o INOVAGRI ter sido realizado no Chile em 2016, aumentando a sua natureza internacional, tendência natural.